domingo, 25 de outubro de 2009

Peculiaridades

Quais os efeitos da radiação que uma bomba atômica produziria se explodisse no fundo do mar?

Embora não se tenha conhecimento da explosão de bomba atômica no fundo do mar, se ocorresse haveria formação de lixo radiotivo com a divisão do núcleo do urânio, da mesma maneira como no ar. Mas, dependendo da profundidade em que a bomba explodisse, esse lixo se concentraria muito mais. No caso de uma explosão em terra, o material radiotivo se espalha pelo ar e cai na superfície e uma parte se dispersa na atmosfera. Já no mar, o lixo concentrado atingiria os continentes por meio das correntes marinhas, depois de contaminar toda a vida aquática. Se ocorresse uma explosão no fundo do mar, grandes ondas se formariam devido à enorme liberação de energia.


Na fissão nuclear, o que acontece aos elétrons do átomo? 

Eles se rearranjam. Para produzir energia nuclear, é preciso que o núcleo, onde estão os prótons (partículas positivas) e os nêutrons (partículas sem carga), do átomo se quebre. O elemento químico mais usado na fissão é o urânio porque seu núcleo, que possui geralmente 92 prótons e 143 nêutrons, se parte com muita facilidade. "Durante a fissão, o núcleo se divide formando outros dois núcleos". Nas várias fissões que ocorrem serão formados diferentes combinações de prótons e nêutrons. Os elétrons que antes orbitavam ao redor do núcleo de urânio irão passar a orbitar em torno desses núcleos recém-formados, transformando-se em praticamente todos os elementos químicos existentes na natureza. 


Se o porta-aviões Enterprise não fosse movido a energia nuclear e sim a óleo diesel, gastaria 18 litros para se mover 1cm. 

O primeiro fenômeno nuclear ocorreu em 1896. O pesquisador H Becquerel descobriu a emissão de radioatividade pelo urânio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário